ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

Aniversário da Paróquia no próximo dia 2 de Fevereiro. Celebração às 19h30 na Igreja. Jantar no Centro Paroquial. Inscrições para o jantar na portaria do Convento (Telf. 226165760).

Madrid 2011

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

6ª-feira da semana XXXIV do Tempo Comum - reflexão...


Comentário ao Evangelho do dia (Lucas 21,29-33) feito por

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja

Sermão nº 74 sobre o Cântico dos cânticos

«Quando virdes acontecer estas coisas, sabereis que está próximo o Reino de Deus»

«É Nele, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos» (Act 17, 28). Feliz daquele que vive por Ele, que é movido por Ele, em quem Ele é a existência. Perguntar-me-eis: se não se conseguem descobrir os sinais da Sua vinda, como foi que eu soube que Ele estava presente? É que Ele é vivo e eficaz (Heb 4, 12); mal entrou em mim, despertou a minha alma adormecida. Vivificou-me, enterneceu-me e animou-me o coração, que estava adormecido e duro como uma pedra (Ez 36, 26). Começou por arrancar e sachar, construir e plantar, regar a minha secura, dar luz às minhas trevas, abrir aquilo que estava fechado, inflamar a minha frieza, e também aplainar os cumes e nivelar os terrenos escarpados (Is 40, 4) da minha alma, para que ela pudesse dizer: «Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e toda a minha vida interior o Seu santo nome» (Sl 102, 1).

O Verbo esposo veio a mim mais do que uma vez, mas sem dar sinais da Sua irrupção. [...] Foi pelo movimento do meu coração que me apercebi de que Ele ali estava. Reconheci a Sua força e o Seu poder, porque senti apaziguarem-se-me as más tendências e as paixões. A discussão e a acusação aos meus sentimentos obscuros levou-me a admirar a profundidade da Sua sabedoria. Experimentei a Sua doçura e a Sua bondade pelo veloz progresso da minha vida. E, vendo renovar-se-me o homem interior (2Cor 4, 16), o meu espírito no mais fundo de mim mesmo, descobri um pouco da Sua beleza. Contemplando por fim tudo isto, estremeci diante da imensidão da Sua grandeza.

Sem comentários:

Notícias da Igreja

A vinda de Jesus à Terra