ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

Aniversário da Paróquia no próximo dia 2 de Fevereiro. Celebração às 19h30 na Igreja. Jantar no Centro Paroquial. Inscrições para o jantar na portaria do Convento (Telf. 226165760).

Madrid 2011

terça-feira, 6 de novembro de 2007

3ª Semana de Advento




PARTILHA DA VIVÊNCIA EM FAMÍLIA



Iniciar a catequese com:




1. Partilha da experiência da semana (frase bíblica, estímulos de vida, construção das figuras de José e do pai). É importante pedir que partilhem alguns elogios ou gestos de carinho que tenham oferecido ao pai (ou outra pessoa que o representa)!

2. Oração de louvor:

Pai de bondade,
Obrigado por teres escolhido José para ser o pai adoptivo de Jesus.
Obrigado pelo meu pai, por aquele que colaborou contigo para eu nascer.
Obrigado pela sua vida, pelo amor que me tem,
pelo esforço que faz para me ver crescer e ser feliz.

PREPARAR A ESCUTA / O ENCONTRO COM O EMANUEL

Colocar música de fundo, acender uma vela, abrir com dignidade a Bíblia e entregar o texto a todos os catequizandos (se possível entregar uma Bíblia a cada catequizando). Pedir que rotativamente cada um leia uma frase do texto até este ser lido na sua totalidade. Solicitar que partilhem a palavra que consideram mais importante e que justifiquem a escolha. Sugerir aos catequizandos que apresentem ao grupo, pessoas que para eles são testemunhas da esperança e da alegria.

TEXTO BÍBLICO - Is 35, 1-6a,10

REFLEXÃO

SER alegre, paciente e misericordioso são os desafios deste 3° domingo de Advento. O profeta anuncia a alegria! Não uma alegria banal e passageira, mas a alegria de quem se sente acompanhado, experimenta ser amado incondicionalmente, tem um sentido para a sua vida e se dedica a uma missão em favor da humanidade. Uma alegria de quem volta das regiões da morte, do pecado, da solidão, e encontra a sua liberdade em Deus.

O profeta está feliz porque anuncia: «Tornai fortes as mãos fatigadas e robustos os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: tende coragem. Não vos assusteis. Aí está o vosso Deus!... Ele próprio vem salvar-vos.» Em Jesus, cumpre-se definitivamente esta profecia. Ele é a testemunha fiel, de que se é feliz em Deus! Ele é o amor encarnado que levanta o oprimido: «Não temais». Não temais os homens nem as palavras, não temais a solidão nem a injustiça, quem vive centrado em Jesus Cristo encontra no fundo do ser uma força que lhe permite ver a esperança no fundo da noite.

Hoje precisamos de profetas da esperança, da alegria e da misericórdia, profetas livres e libertadores, profetas que confiam no amanhã. Olhemos à nossa volta... Existem profetas escondidos na simplicidade de quem vive ao nosso lado! Quem tem o olhar límpido, vê para além das aparências, vê com os olhos de Deus e descobre-os! Hoje somos chamados a dizer um sim ao Emanuel, a SER profetas da Luz!

FRASE A GUARDAR NO CORAÇÃO, DECORAR, MEDITAR E PARTILHAR

«Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar de Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto," Is 35,10

MOTIVAÇÃO PARA A VIVÊNCIA NA FAMÍLIA

Nesta terceira semana, os catequizandos são convidados a:

  1. Dizer aos pais a frase da semana e a afixar a mesma em suas casas.
  2. Olhar, estar atento à mãe (ou quem a representa), ao que ela é, ao que ela faz na família e oferecer-lhe estímulos de vida: elogiar a mãe pelas suas qualidades ou quando ela faz algo, dar-lhe um gesto de carinho e ternura, propor-se a colaborar nas suas tarefas... Dizer-lhe que a ama.
  3. Construir a figura de Maria e da mãe ou pintar.

VIVÊNCIA PAROQUIAL

  1. Criar com os catequizandos a figura de Maria e uma mãe, que represente todas as mães da paróquia.
  2. Afixar a frase da semana.
  3. Criar um texto, para ser lido na eucaristia, de agradecimento a Maria pelo seu Sim, pela sua capacidade de escuta e de aceitação do projecto de Deus na sua vida, pela disponibilidade em acolher Jesus e de agradecimento a todas as mães pelo facto de darem a vida aos seus filhos, de os amarem, acompanharem o seu crescimento e de lhes transmitirem a fé.

in A Mensagem nº 387

Sem comentários:

Notícias da Igreja

A vinda de Jesus à Terra