ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

Aniversário da Paróquia no próximo dia 2 de Fevereiro. Celebração às 19h30 na Igreja. Jantar no Centro Paroquial. Inscrições para o jantar na portaria do Convento (Telf. 226165760).

Madrid 2011

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Catequese sobre os Seminários

No Seminário cresce o futuro

Sugestões para uma catequese da infância e adolescência sobre os seminários

Aqui apenas se deixam algumas propostas para transmitir determinados conteúdos. A forma de o fazer poderá ser enriquecida pela experiência e pedagogia que o catequista quiser acrescentar.

Objectivos

* Apresentar o sacerdócio como um dom de Deus para o bem e a felicidade das pessoas.
* Apresentar o sacerdócio como um tesouro a promover e acarinhar.
* Fomentar o amor aos seminários enquanto comunidade onde se formam os padres de que precisamos.

Material

* Bíblias para cada um.
* Quadro e giz de cor ou Cartolina e canetas de cor.
* Lista com os nomes dos seminaristas e endereço dos seminários da diocese.
* Envelopes e papel para escrever cartas.
* Pagelas com a oração pelos seminários.

Oração inicial

Na oração inicial, recordar que o catequista é Jesus Cristo, é Ele quem tem, em cada catequese, algum segredo a dar-nos a conhecer, e integrar um pequeno momento em que:

* O catequista (ou cada criança ou adolescente, à vez) pede a Jesus Cristo que lhe abra o coração e a inteligência para escutar e compreender os segredos que desta vez o Senhor quer contar.

* O catequista lê a palavra de Jesus Cristo para hoje (Mt 13,3-8):

«O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta.»

Conteúdo

Provocar a reacção ao que Jesus guardou para dizer hoje: num primeiro momento de diálogo, procurar o significado de cada um dos elementos do texto para a vida de hoje, sem fornecer respostas mas deixando que as crianças ou os adolescentes tentem acertar:

* O Semeador.
* A Semente.
* O terreno (a beira do caminho, os sítios pedregosos, a terra entre espinhos, a terra boa).
* As aves
* O sol.
* Os espinhos
* O fruto.

No final, sugerir que se a palavra foi dita por Jesus, talvez Ele tenha deixado pistas sobre o seu significado. Em consequência, procurar em conjunto na Sagrada Escritura o que Jesus quis dizer (Mt 13, 18-23 -realçar que a explicação não vem imediatamente a seguir e que é sempre preciso procurar; às vezes a resposta vem mais depressa, outras está mais longe):

«Escutai, pois, a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do Reino e não compreende, chega o maligno e apodera-se do que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe, de momento, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é inconstante: se vier a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra que, por isso, não produz fruto. E aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta.»

Fruto da explicação dada por Jesus, escrever no quadro (ou numa cartolina) duas colunas com os elementos simbólicos e os significados, para que as crianças possam desenhar as correspondências. Por exemplo:

O Semeador ↔ Jesus
A Semente ↔ Palavra do Reino, de Jesus
O terreno ↔ As pessoas
A beira do caminho ↔ Pessoa que não tenta compreender a Palavra de Jesus
Os sítios pedregosos ↔ Pessoa inconstante, que muda facilmente o que quer
A terra entre espinhos ↔ Pessoa ocupada com muitas coisas, sem tempo para Jesus
A terra boa ↔ Pessoa que compreende e vive a Palavra de Jesus
As aves ↔ Maligno, tentação, maus desejos
O sol ↔ Tribulações, perseguições, coisas difíceis
Os espinhos ↔ Coisas e riquezas deste mundo
O fruto ↔ Vida santa, feliz, de acordo com a Palavra de Jesus

No final, conduzir um diálogo que aprofunde o significado da parábola e leve a concluir que Jesus quer semear a vida feliz no coração de todas as pessoas mas que há muitos perigos porque as pessoas não ouvem nem aceitam o que Jesus quer dar; estão preocupadas com outras coisas a tentar ser felizes e deitam fora ou perdem aquilo que as pode fazer felizes. Diante desta realidade, levantar a questão: como é que Jesus tenta resolver este problema? Que resposta é que Ele tenta dar-nos? Talvez Ele tenha deixado mais algumas pistas... (procurar de novo, em conjunto, na Sagrada Escritura, o que é que Jesus propõe (Mt 9, 35 -10, 4)):

«Jesus percorria as cidades e as aldeias, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, portanto, ao Senhor da seara para que envie trabalhadores para a sua seara.»
Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças. São estes os nomes dos doze Apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu.»

Desenvolver uma conversa sobre o texto onde:

1. Se reforce que Jesus é o semeador (dono da seara) que quer ensinar, proclamar o Evangelho, curar, fortalecer, conduzir as pessoas (a multidão) à felicidade.
2. Se sublinhe que Jesus precisa de trabalhadores que o ajudem a cuidar da seara, evitando os perigos falados anteriormente.
3. Se mostre que Jesus escolhe alguns de entre o conjunto de todos os seus amigos para estarem junto a Si, aprenderem com Ele, receberem a mesma missão de semear e cuidar da seara.
4. Se leve a descobrir que esse grupo dos doze à volta de Jesus é, nos dias de hoje, o seminário.
5. Se marque que Jesus nos pede a todos que nos preocupemos em pedir trabalhadores para a sua seara, e assim nos compromete com a formação dos sacerdotes.
6. Se conclua que quanto maior cuidado tivermos todos pela formação dos sacerdotes, menos perigos corre a seara e mais frutos dará na vida de todas as pessoas.

Gesto de compromisso

Atribuir a cada criança ou adolescente um nome de um seminarista (ou o próprio seminário) para que possa escrever e enviar uma carta que seja fruto da catequese que escutou e na qual possa fazer algumas perguntas que queira, para melhor conhecer os seminários.

Oração final

Distribuir a pagela com a oração pelos seminários (esta no Blog a oração: http://catequesedecristorei.blogspot.com/2007/10/orao-para-semana-dos-seminrios.html), rezá-la em conjunto, e propor que cada um a reze em cada dia durante a semana dos seminários. No caso de a cada um ter sido atribuído o nome de um seminarista, propor que acrescente uma pequena oração que queira por esse seminarista.

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